terça-feira, 30 de abril de 2013

LAURA, ESCOLINHA E AS ITES

Depois de muitas voltas, Laura foi pra escolinha!

Laura como muitas crianças de sua idade (2 anos e meio), é inquieta, adora fazer arte, é super observadora, nao tem medo de arriscar, é bem teimosa quando quer, etecetara, etecetara, etecetara.

Partindo desse ponto, pensamos que já era hora de levá-la à  escolinha, que seria importante interagir com outras crianças de sua idade. Sentia que já nao era suficiente nossas brincadeiras, que na verdade apesar de estar sem trabalhar, nao pensem que o meu tempo é dedicaçao total às meninas. Cada dia parece que tenho mais trabalho, sem contar que continuo sem dormir direito.

Enfim, a decisao foi tomada bem antes do nascimento da Clara, porque sabíamos que seria bem complicado dar atençao para as duas e eu queria poder dedicar um tempo para Clara e logo o tempo foi passando, a barriga foi crescendo, o parto chegou e nao resolvemos nada. Era inverno e Laura continuava em casa. Talvez nao estivéssemos preparados e ela menos. Mudamos de opiniao, vimos que colocá-la podia parecer que nao a queríamos em casa, que a chegada da irma veio para separá-la de nós, mesmo que fosse por poucas horas. Se sentiria Laura rejeitada? Nao sabemos, mas decidimos que a escola já era segundo plano.

Como todo inicio de ano, tínhamos planos traçados e fomos em busca de uma escolinha. Visitamos algumas escolinhas e nao pensem que o fato de viver na Europa significa que todas as escolas oferecem a melhor educaçao. Tem muito ponto positivo e outros nao tao positivos.
Descartamos algumas por falta de segurança, por fata de funcionário, por superlotaçao, por falta de limpeza e por falta de planejamento.

Depois de eliminar umas quantas, ficamos em dúvida entre duas e finalmente nos decidimos. Se chama Nube de papel, nao está tao perto (10 minutos andando), mas vale muito a pena. Atinge todos critérios que buscámos. É organizada, tem um excelente planejamento de curso, é segura, limpa, as professoras sao muito carinhosas e a escola é muito fofa.

Escrevo muito né?

Enfim, a pequena Laura iniciou seu primeiro curso no dia 04.02.13 e foi emocionante, pelo menos pra mim. Fomos todos, a família inteira (rs). Até um video de alguns segundos eu fiz, muito mal feito, mas tá registrado.

Claro que a primeira semana foi moleza, iniciamos com adaptaçao e com horários reduzidos. Primeiro dia meia hora, segundo dia 45 min e assim sucessivamente, até chegar nas 4 horas combinadas.
Os 3 primeiros dias uma maravilha, Laura feliz da vida e voltava eufórica. E nós, inchados de tanto orgulho, pensávamos "que menina valente, nao chora com muitas crianças, nao grita, nao faz escândalos". Nada disso, teoria furada, bem que queríamos que a nossa filha fosse o exemplo para muitos (rs). Depois do 3º dia, foi choro atrás de choro, dizia que nao queria "cole" (colégio), que queria ficar em casa com papá, mamá e carrrrrra (Clara).

Qual minha reaçao? A mais normal e esperada!
Já perdi as contas de quantas vezes chorei ao deixá-la e de quantas vezes morri de gargalhada lembrando dos escândalos. Nunca pensei que fosse dizer isso, mas adoro o horário de ir buscá-la, receber um abraço forte e gostoso e poder entupí-la de beijos. Mas, também nao posso negar que chegar em casa e ter só a Clara pra cuidar, dá uma sensaçao de "moleza uma filha só", faço tudo com calma, sem tanta correria, sem muito estresse. Quem pode responder o que passa na cabeça de uma mae a beira de um ataque de nervos, que nao dorme há 13 meses uma noite inteira? Ninguém.

Como eu já dizia, a primeira semana bem e antes mesmo de iniciar a segunda Laura já estava gripada, febrao, mal-estar, mamae pra cá, mamae pra lá, noites mal-dormidas (item nao alterado) e por aí vai. O virús rapidamente foi passado para a irma menor (Carrrrrrra).

A terceira semana, vamos tentar outra vez ... e mesmo com muito pensamento positivo, a conjuntivite veio e 24h horas depois, já estava colocando pomada nos quatros olhos. Sim, Carrrrrrrra pegou também.
Nossa rotina mudou completamente, me sentia num verdadeiro plantao, checando prescriçao médica e passando plantao via telefone para o pediatra, avós, tios e amigos.

O apetite das meninas já nao era mais o mesmo, pra nao dizer que elas nao aceitavam nada ou quase nada. Clara praticamente só no peito e Laura só na mamadeira com chocolate. E pra casa ficar de perna pro ar, eu também fiquei doente e bem doente. O mais difícil de morar longe da família é quando nos sentimos  só e esse sentimento tem sido bem presente ultimamente.

Mas.....nem tudo é negativo pessoal! Segundo a professora, Laura teve uma boa evoluçao, já interage com as outras crianças, nao resiste às normas (culpa da falta de rotina), tem horário para brincar, ouvir história,  fazer atividades (...)  já o item rotina alimentaçao e rotina sono estao bem defasados.

Depois da chegada da primavera,  estamos vendo uma luz no fim do túnel. Já era hora, pois colecionamos quatro gripes, duas conjuntivite, uma virose, infinitos mimos e muitas visitas ao pediatra.

E em setembro ela começa o curso obrigatório e tenho outra boa notícia, ela foi aprovada do Colégio que queríamos. Esta semana saiu a lista e eu parecia mae de vestibulando (rs). Quando vi o nome da minha pequena, passou tanta coisa pela minha cabeça e uma delas é que o tempo passa voando, que ontem mesmo a estava  parindo e hoje já estamos com a lista de material escolar nas maos. Quero aproveitar tudo, suas palhaçadas, suas estripolias, suas indagaçoes, seus dias de alegria e seus dias de mal-humor, porque é bom demais.


Colocando os sapatinhos pra entrar na aula








Um comentário:

Patricia Amorim disse...

Oi Josie

Meu nome é Patricia e tb tenho um blog de maternidade,estou promovendo um concurso onde todas as histórias enviadas pelas leitoras serao postadas e a mais votada ganha um nexus 7. Ficarei muito feliz em ter vc participando!
http://www.trocandofraldas.com.br/concurso-cultural-seu-cantinho-seu-post/

Fique a vontade!

Obrigada bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...