quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

EPISIOTOMIA? NAO OBRIGADA!

É pessoal, eu só penso naquilo...NO PARTO!
Uma querida, que têm um blog super fofo Pra você Antônio, escreveu um post esta semana titulado como Parto: O direito à escolha. Lá ela conta duas versoes, uma de parto normal e outra de parto cesárea. E me identifiquei muito com o post. Talvez porque nao tive direito à escolha..

Foi uma experiência ruim, nao me senti à vontade, tive medo e me senti invadida e humilhada. Acompanhada por duas ginecologistas, esperava no mínimo uma explicaçao. E por mais que insistia, mais silêncio nas consultas eu percebia. Será que o meu erro foi perguntar?
Ainda nao consigo acreditar que existem profissionais que preferem ter pacientes leigos, mudos e que nao questionam nada. Para alguns profissionais muito mais fácil, ou seja, criam uma barreira entre nós e eles, dificultando ainda mais a tomada de decisao a que dou nome de "decisao consciente". Àquela que sabemos o que será feito, quando será feito e porque será feito. Porque, afinal de contas o corpo é noso e temos todo o direito de decidir sobre ele.

Um exemplo:
... Fui levada para a sala de parto e orientada à fazer força e quando menos esperava "rasghhh". A episiotomia já havia sido feita.
Opa! É o meu corpo? Dá pra alguém explicar o que estao fazendo aí embaixo? Nao vejo nada, tenho medo. A Laura já está comigo, mais ainda sinto medo.
Nao sei ao certo quantos pontos foram dados, mais lembro da recuperaçao direitinho. Será que era uma dor que podia ser evitada? Quero dizer, será que era uma episio necessária?

Tô aqui falando de EPISIOTOMIA e muita gente nao têm idéia do que seja. Bom,  a episiotomia nada mais é que uma incisão em grande parte do períneo, que engloba os músculos entre a vagina e o ânus, para ampliar o canal de parto, com o intuito de ajudar o desprendimento do bebê em partos difíceis. Mas, a verdade é que a episio vem sendo praticada em qualquer parto, muitas vezes sem a menor necessidade. Vários obstetras usam o argumento de que a incisão é feita para evitar a laceração perineal grave, ou seja, que esse tecido se rasgue no momento do parto.
Entretanto, a laceração nem sempre acontece e, se acontece, faz parte de um processo natural, fisiológico, no qual a recuperação é muito mais rápida e os traumas sobremaneira menores se comparados a uma episiotomia. Se a mulher adotar algumas posições que facilitem a abertura vaginal, a laceração pode nem ocorrer. Inclusive, a adoção da prática de alguns exercícios durante a gravidez, pode prevenir o rompimento do tecido.
Um dos grandes argumentos usados por médicos é que a episiotomia garante, no futuro, o impedimento de incontinência urinária e rotura perineal, mas estatisticamente, os trabalhos científicos não mostraram diferenças em relação a esses casos nos grupos de mulheres submetidas ou não à episiotomia.

Se existem tantas discussoes sobre a eficácia da episio, porque continuam fazendo?
Acho que sei a resposta, talvez porque seja pouco discutida entre médico-paciente.

Quem acompanha meu blog, estou na minha segunda gestaçao e muito apreensiva sobre o tema. Minha médica nao dá abertura pra falar no assunto e vejo que ultimamente ela nao quer dar explicaçao sobre nada, a única informaçao que tive ultimamente é que estou com anemia.
De uma listinha de coisas que tinha dúvidas e que estavam me incomodando, a única frase que ouvi durante sua consulta foi "é normal". Fico feliz que esteja tudo normal, mais me explica porque é normal PÔ! Sempre soube que ela era de poucas palavras e que era muito boa, mas estou num momento intolerante e preciso de mais, preciso sentir que existo e que sou capaz de decidir sobre mim mesma. Preciso desta liberdade.
Participar de todas decisoes sobre o que serao tomadas antes e depois do parto se tornou um desafio pra mim. Quero e vou mudar o curso desta história.
Quem sabe no dia do parto nao ouço a voz que vem lá do fundo: EPISIO?
- NAO OBRIGADA!



3 comentários:

Fernanda disse...

Oi Jô, então também penso muito nestes assuntos, nem estou gravida ainda mas também fico pensando no próximo e desejando que seja diferente em algumas coisas. Adorei meu 1o parto e foi perfeito naquela altura como primigesta que eu era, mas quero algo mais natural para o próximo...
Uma das coisas que mais tenho pensado é na episio (também sofri muito com ela!)... De fato as manobras para adiantar o TP (ocitocina, amniotomia, kristeller) tornam a episio quase que um mal necessário pois o parto rápido facilita lacerações brutais então neste sentido a episio previne, mas se o parto for natural, lento e gradual, se a mulher puder ficar em posições verticais e evitar ao máximo a tal posição ginecológica, tenho certeza de que dá para acontecer tudo sem episio. Jô, vou ser franca: não sei fazer parto sem episio. Fui treinada assim há 13 anos.,, vejo um bebe coroar e passo a faca, é quase reflexo, mas tenho passado por uma profunda mudança, assistindo vídeos de parto humanizado e percebendo que é possível fazer diferente, que temos que quebrar dogmas e lutar para sermos melhores... Estou lentamente mudando meu pensamento e minha atitude, acho que é obrigação de todos nós reavaliar os conceitos de vez em quando... Boa sorte, vc vai conseguir!! Beijao

Liten disse...

Jo, é mesmo um absurdo o que fazem conosco!

Aqui tudo é cersária, inventam que precisa que isso que aquilo e eu por medo acabei cedendo! Mas me arrependo!

Nó que deviamos ter diretito de escolha e os médicos irem a favor da mais natural possivel, mas eles querem mesmo é ganhar mais né?

Ja mandei Jo!! Quando receber me avise! Desculpe a demora!

Boa hora para você, não vejo a hora de ver fotinhos de mais uma fofura por aqui!!

beijoss

talitah

Josie disse...

Oi Fe, eu venho pensando, pq aqui se tudo evoluir perfeitamente, o parto será normal.
Posso entender sua posiçao, e que evitar uma episio nao é tao simples assim. Como vc descreveu, requer tempo e muita paciencia.

Confesso que eu nao pensava muito na episio, fui para a maternidade, pensando na contraçao e nao importava muito a episio. Até que sofri muito com a recuperaçao e quase decidi ter a Clara no Brasil e poder escolher por um parto cesaréa.
Desisti pelo simples motivo que o pai estaria longe e nao achei justo. E agora falando de justiça, também nao acho justo nao poder escolher :o( Gostaria tanto que pudessem atender o meu pedido..
Mas,acho que vou entrar na faca de novo amiga (rs).
Vou tentar, nao garanto nada e depois conto!
Espero que vc consiga o seu objetivo, com certeza será uma vitoria para muitas mulheres! Beijinho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...