sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A VOLTA E A REVOLTA

Aqui vai um post bem atrasado :o)

Achei importante registrar porque histórias como a nossa se repetem todos os dias.

Vamos lá para a suposta partida!
Tudo aconteceu no dia 13.12.11, data negra na España, considerada terça-feira treze, dia do azar (rs) e nao é que o dia foi zicado mesmo (rs)!.
Tudo pronto, malas prontas, olhos inchados de chorar e o check-in.
Na hora de fazer o check-in a moça simpática e elegante pediu o passaporte da menor Laura. A mae super tranquila entrega os dois passaportes (brasileiro e español) e aí vem a surpresa...
Moça elegante - "A senhora por gentileza pode me deixar a autorizaçao de viagem"?
Eu - Que autorizaçao? Minha filha e eu moramos na España e nunca precisamos de autorizaçao de viagem? Entao lá vem a outra surpresa...
Moça elegante - "A senhora e sua filha nao poderao embarcar sem esta autorizaçao".
Eu - Como???

Bom, depois de um chororô básico, fomos encaminhadas para o Polícia Federal (mal educados como sempre) e em seguida para a Vara da infância e da juventude do Município de Guarulhos.
A história do Juizado de Guarulhos parece brincadeira, mas nao é. Se trata de um prédio de 3 andares e SEM elevador, agora imaginem uma barriga ambulante com uma criança de 14 meses recém-cumpridos subindo até o último andar. Sim, era o último andar! E eu tive que subir 2 vezes :o/
Lá me pediram documentos que comprovassem que Laura e o pai vivem na Espanha e imaginem que tipo de documentaçao. Coisa do tipo, correspondência no nome da Laura (que??), carteira de vacinaçao com filiaçao (se nem o passaporte español consta filiaçao) e provar que o Pablo estava na España parecia impossível pra mim. Após apresentar toda documentaçao, me pediram para preencher uma declaraçao e explicando os motivos do porque da autorizaçao e junto com ela cópia de todos nossos documentos.
Resumindo...3 horas no juizado e vôo perdido. O final feliz é que conseguimos a autorizaçao e eu já podia respirar tranquila.

Ao retornar para o aeroporto de Guarulhos, recebi a terceira e última surpresa do dia "Estamos com superlotaçao e nao tem vôo livre até o dia 24.12.11 e de quebra uma multa.
É isso aí...

Para que entendam melhor o meu caso e de muitos que vivem no exterior...
Saímos da España com o passaporte español e entramos no Brasil com o passaporte brasileiro, ou seja, Laura foi registrada como brasileira e ao sair do país com apenas um dos genitores necessitava de uma autorizaçao do juiz (que foi o nosso caso). Ou seja, se eu tivesse entrado no país com o passaporte español nao teria nenhum problema, pois ela entraria como turista e teria que sair do país sim ou sim num prazo de 3 meses. O importante é conhecer a exigência de cada país, no caso da España nao é necessário autorizaçao de viagem e o Brasil sim.

Agora a pergunta que nao quer calar! Qual foi o benefício de apresentar o passaporte brasileiro da Laura? Nenhum, só dor de cabeça e uma multa bem bacana! Já combinei com o papai da Laura que esse pssaporte vai ficar bem guardado até ela completar 18 anos kkk

Aqui deixo um blog com informaçoes super quentinhas blog mala pronta, e também pelo próprio site da Policia Federal. Agora é só preparar a documentaçao e boa viagem!

2 comentários:

Fernanda disse...

Jô, post de utilidade pública, espcialmente para mim... Já ouvi falar que terei de ir ao consulado junto com o marido para expedir a tal autorização pois se não será impossível tanto sair de Portugal quanto retornar (no caso tanto Portugal quanto o Brasil exigem a autorização dos pais para deixar o país, de forma que sem o papai é obrigatório constar sua autorização...) Agora fico ainda mais esperta, depois disso que aconteceu com vcs... Graças a Deus deu tudo certo, não??? Beijinhos!!

Josie disse...

Sim Fe, nao sei com qto tempo de antecedencia temos que ir, mais é importante qdo se viaja sozinha com a criança. Esse ano vou acompanhada do pai, entao nao terei problemas...acho que daqui pra frente vou acompanhada (rs), mais já aprendi a liçao. Munida de documentaçao sempre! Beijooo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...