domingo, 10 de julho de 2011

CRISE PROFISSIONAL

Entrei em crise outra vez!
Pois é, quando decidi vir morar na España, sabia que nao seria fácil, que teria um duro caminho em busca da validaçao do meu diploma e tudo mais. A burocracia aqui nao é muito diferente do Brasil. Eu sabia também que podia desanimar no caminho e já perdi as contas de quantas vezes desanimei e pensei em largar tudo.

O ser humano é um bicho complicado,né!  Quando eu estava lá, estava de saco cheio do trabalho, da falta de tempo, da chefia e do que vem detrás. Enfermeira de uma UTI pediátrica e neonatal, acostumada a ter meu salariozinho no final do mês, que dava pro gasto a acostumar com a vida de casada, sem trabalho, dependendo do marido pra ir ao supermercado, pra qualquer coisa foi fogo. Um choque cultural enorme, um passo que nem todo mundo teria coragem de dar.

Voltando ao assunto do trabalho...já faz mais de 1 ano que dei entrada na papelada e quando pensei que chegaria a resposta, chegou uma cobrança. Pois é, nao foi aceita até o momento porque falta um histórico detalhado. Desta maneira, eles vao decidir se tenho que voltar a estudar, ou as matérias que estudei  sao suficientes.

Bom, consegui o bendito histórico, bem detalhado e até demais. Compoe de 99 páginas pra ser exata e a mulher disse que eu teria que traduzir, nao uma traduçao juramentada, mais uma simples estaria de bom tamanho. Com a Laura em casa, já aprontando. Pensei "Vou traduzir nada", vou pagar pra alguém traduzir e pedi um orçamento e vem a bomba "3 MIL EUROS ou um pouco mais. "Vou pagar nada!"

Fiquei arrasada e estou arrasada. Desanimada também.
Pensei em desistir, já  2 anos parada, já tentei estudar sozinha ou me atualizar, mais penso que já nao sirvo pra coisa. Será que um dia eu servi?

Já pensei na possibilidade de estudar outra profissao, mais deixar a profissao que eu amo e que me dediquei também resulta difícil. Uff! Que difícil! e estudar o quê? pensei em fazer fotografia ja´que é uma paixao. Vivo numa cidade pequena chamada Oviedo e muitos se deslocam para estudar ou trabalhar numa cidade maior, como Madrid e Barcelona e infelizmente nao seria meu caso.
Preciso pensar, preciso de uma luz. Alguém têm alguma idéia?

8 comentários:

mazcayu disse...

Salir de tu país y estar lejos de la familia, es difícil. Criar un hijo, es difícil. Adaptarte a las costumbres españolas, es difícil. Conseguir trabajo en otro país, es difícil. Combinar el trabajo y la educación de uno o dos bebes, es difícil. Estudiar una nueva profesión, es difícil. Encontrar trabajo sin experiencia, es difícil. Estar muchas horas trabajando y sin ver a tu mujer y tus hijos, también es difícil. No poder dar todo lo que quiere a las personas que quieres, también es difícil.... Como dice una canción maravillosa, " no puedo ofrecerte nada mas que lo mío ". Di lo que quieres, sea lo que sea te apoyaré. Si está dentro de lo mío, será tuyo.
Hay muchas cosas que son difícil, lo único fácil es estar a tu lado. Te amo.

Fran disse...

Nem sei o que te falar, além de força!!! Vou sugerir uma amiga no facebook, aquela que mora na Austrália, e vou falar para vcs trocarem figurinhas... o que ela anda me dizendo é o mesmo que vc escreveu... só que agora ela está mudando de ares um pouco da enfermagem, mas passou por tudo que vc escreveu qto a validação... Primeiro pensei que o Pablo estava ficando louco: tudo é dificil, kkkk, mas ele terminou o comentário de uma maneira tão linda!!! Se for mudar de ares de profissão, um pouco, faça algo referente a bebês!!! bjinhos

Josie disse...

Bru, sabes que no voy a desistir jamás, haré por mi, por ti y por nuestra hija. Hay dias y dias, y hoy me pilló uno gordo. Pero después de leer tu mensaje, estoy llena de fuerza y ânimos otra vez. Te quiero mi amor, sois mi vida! Os quiero.

Josie disse...

Fran, um dia já te contei que entendi porque entrei no HU né, nao sei se foi somente para descobri que amo cuidar, e amo cuidar de bebês, mais também para conhecer pessoas que levaria comigo para sempre. Obrigada pelo carinho e pela força. Seja o que Deus tiver reservado para mim, vou abraçar com todas minhas forças. Um abraço enorme, um cheirinho no Henrique

Fernanda disse...

Primeiro para dizer que quase chorei com a resposta do seu marido (até li para meu marido no meu melhor portunhol)
Depois para dizer que este tradutor é ladrão!! Vou ver se algum amigo portugues que estudou na Espanha conhece tradutor mais em conta!!!
Faça tudo com calma, a bebê é pequena, não precisa ter pressa para voltar ao trabalho!!
De todo modo se tem outra coisa que te dê mais prazer, invista!! Eu por exemplo gostaria de montar um buffet de festa infantil aqui em Pt!!

Josie disse...

Contei pro meu marido que o que ele escreveu fez sucesso (rs). Voce tem toda razao Fe, muita calma e cabeça fria. Minha prioridade o ano passado foi a gravidez, ou seja, nao tinha o pq da pressa de procurar alguma coisa, agora que estou em casa, um monte de fantasminha ronda a cabeça. Mais agora to firme no meu propósito e vou pesquisar tudo o que eu posso. Aí também tem pouco buffet? Aqui nao tem nada! Vem pra cá :o)
A festinha de 1 ano da Laura nem sei o que fazer! Eles nao costumam comemorar o 1 ano, aqui eles comemoram a primeira comunhao.

Fernanda disse...

Ah Josie, me abraça... Tô arrasada, acho que não vai rolar festinha de 1 ano. Quer dizer só um bolinho em casa mesmo. Aqui prédio não tem salão de festas, não existe buffet infantil, nada.... Quem sabe a gente ainda não monta um negócio juntas (de preferência em Oviedo.....) beijos

Josie disse...

Somos duas Fê, eu te abraço e vc me abraça (rs). Aqui também nao tem salao nos prédios. Acho melhor a gente se unir e abrir um negócio, vou ter que mudar a cabeça desse povo! Mais olha só, fazemos um bolinho bem caprichado e celebramos o primeiro aninho deles. Beijinhoo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...