quinta-feira, 7 de julho de 2011

NATAÇAO PARA MINHA BEBÊ

Eu e o papai da Laura nos matriculamos numa academia ao lado de casa e como está ao lado, garantimos a frenquência (rs).
Eu me inscrevi ao Body Combat e depois falo mais sobre o assunto, o pai faz exercícios aeróbicos e Laura nataçao.

No começo era pela curiosidade de vê-la tao pequeninha na água e a verdade é que era uma graça. Ela era a menorzinha da turma, acabava de completar 6 meses. Imagina o primeiro dia de aula? o orgulho nao cabia dentro do peito, era uma briga pra ver quem segurava ou fazia os exercícios com ela. Com o passar dos dias entrou uma preguicinha de acordar cedo e ir pra piscina, mais desanimar jamais! Bora pra piscina!
Mais confesso que é um pouco cansativo, os pais saem mais cansados que os bebês. É um tal de pular pra cá e pra lá e levanta e abaixa e gira (rs).

Hoje já percebo uma diferença enorme no comportamento da Laura na piscina e nao me arrependo de haver iniciado tao cedo. Ela fica toda afobada antes de entrar na água e quando entra é uma festa. Todos os outros papais dao risada, porque ela nao para quieta. (Essa é a minha garota kkk).
E mexe as perninhas e bate as maozinhas e quer conversar com os outros bebês, dá uns gritinhos de vez em quando e no final me distraio bastante com as outras mamaes.
A confusao só está no vestiário. Mamae molhada e filhinha molhada e é um corre-corre danado pra tomar banho juntas, trocar de roupa e etc ... Mais dá pra sobreviver! Vale a pena.




Quando entrar na natação?
Se você já está imaginando seu bebê dando cambalhotas na água, saiba que o mais indicado é esperar ele completar 6 meses - apesar da pesquisa mostrar resultados com crianças mais novas. Nessa fase, o conduto auditivo (parte do ouvido), que até então era reto, forma uma curvatura, dificultando a entrada da água e reduzindo as chances de infecção.
 “A partir dessa idade, o bebê já sustenta a região cervical, tornando mais fácil a tarefa de manipulá-lo na piscina. E também já tomou as primeiras doses da vacina, reforçando sua imunidade”, opina Sandra Rossi Madormo, diretora-técnica da escola Via Esporte, especializada em natação para bebês. É notável que, quanto menor a criança, maior a euforia dela nas aulas. A partir de um ano, é normal que o aluno estranhe as primeiras aulas e se incomode com a água no rosto. Nenhum problema quanto a isso. Há uma série de exercícios lúdicos que facilitam essa adaptação.

Ao entrar na piscina, eles batem as perninhas e os bracinhos agitadamente, em sinal de alegria. Alguns, até, soltam gritinhos e outros querem se desprender dos braços das mães para desbravarem, sozinhos, aquele mundaréu de água. É claro que não pode, e essa é uma das primeiras lições dos cursos de natação para bebês: as mães aprendem a segurar seus filhos de um modo protetor e firme, mas sem limitar os movimentos dos pequenos nadadores. Ajustes importantes para essa atividade programada para ser praticada em dupla (mãe e bebê ou bebê e pai) normalmente duas vezes por semana, em aulas que duram de 30 a 45 minutos.

O que se aprende
Antes de tudo, é bom que os pais entendam o objetivo dessa modalidade para bebês. É claro que eles não aprenderão a nadar borboleta ou crawl nessa faixa etária. “A intenção é promover a boa adaptação ao meio aquático”, esclarece Samantha Costola, professora de natação para bebês da Academia Competition, de São Paulo. Nesse repertório, cabe ensinar a bater pernas e braços, rotacionar ombros, soltar quadris e coluna na água, flutuar e segurar na borda da piscina. As imersões de cabeça, ou os rápidos mergulhos, só começarão a ser treinados quando o aluno dá sinais de que está pronto. “O professor percebe quando a criança já consegue travar a respiração ao colocar o rosto na água. Fazemos várias brincadeiras para exercitar essa habilidade”, conta a professora Thelma Gonçalves dos Santos, da Competition, em São Paulo. Novos aprendizados com benefícios atestados. Estudos científicos comprovam que a modalidade estimula o desenvolvimento motor e o equilíbrio, fortalece a musculatura pulmonar, melhora a qualidade do sono e aumenta o apetite, além de ajudar nos desafios do dia a dia rumo ao crescimento. “A prática aprimora as habilidades psicomotoras e auxilia os bebês a engatinhar, sentar e andar”, comenta o professor de natação Dani D’Aquino, proprietário da academia Dani Natação, em Florianópolis.

Os benefícios são notados no dia a dia. A filha de Roberta Atala, Karime, 1 ano e 10 meses, faz natação há seis meses e a mãe percebe mudanças. “Antes a Karime só conseguia dormir depois das 22 horas, agora, às 19h30, já está na cama. E vai até o outro dia, sem acordar. Também percebo que ela está comendo mais e se tornou mais sociável. Foi a primeira vivência social dela e isso a ajudou a ter um contato tranquilo com os outros. Acho, até, que as aulas de natação contribuíram para a fácil adaptação da Karime na escolinha”, desconfia Roberta. Apesar das inúmeras vantagens, a prática não garante que bebês ou crianças pequenas possam ficar sozinhas na piscina ou no mar. A pediatra Márcia Kodaira, coordenadora do setor de pediatria do Hospital Santa Catariana, em São Paulo, faz uma observação importante. “Não há evidências científicas de que o bebê que faz natação conseguirá agir no sentido do autossalvamento na piscina. Por isso, os pais não devem reduzir a fiscalização quando seus filhos estiverem na água”, reitera Márcia. Os professores agem também nesse sentido, ensinando aos alunos um comportamento de respeito ao meio aquático.


6 comentários:

Angi disse...

ADORO NATAÇÃO PARA BEBES!
Assim que o verão der as caras o Antônio entra...tá mto frio,amiga!
beijocas
ah, coisa séria, não mandei o selinho prá ti, mas está na minha memória para os que tenho que postar...pode deixá!
bjss

Fernanda disse...

Não dá para resistir à fofura deste bebê..... O que é isso minha gente??
Quanto a natação faz muito bem, o Antonio é maluco pela água!! Beijinhos

Josie disse...

Oi Angi, nao se preocupe qto ao selinho :o)) Estou tao no comecinho, que entendo pouco e preciso de umas aulinhas kk
Bom, qto a nataçao tem sido muito bom, comecei na primavera e agora é verao ... mais se fosse inverno eu teria mais precauçao. Voce tá certa.
Ainda mais aí no Sul ... brrrrrr, muito frio mesmo!
Um super abraço nos dois

Josie disse...

Fe!
A nataçao faz um bem danado, e depois eles dormem super bem.
AH! Testei dar fruta com yogurt como vc e deu certoo!! tô super contente, depois te conto!
Beijinhooo

Fran disse...

Jo, larga o body combat, vc já está morrendo de malhar na natação!!! kkkkkkkk. Começando o verão aqui, vamos cair na piscina... Dúvida que não quer calar? Nada de otite, né???

Josie disse...

Já larguei Fran, meu negócio agora é piscina e só 1 vez na semana ... o pai pula e a mae fica de apoio moral dentra dºagua kkkk
No verao, aproveita com o Henrique ... otite nada, príncipe nao tem otite kkkk
Beijooo nos tres

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...