domingo, 19 de junho de 2011

PRAGA DE MAE PEGA!

Mae sempre acerta! Na verdade quando eu fazia uma coisa contrária da que minha mae pedia, tinha a possibilidade de dar errado. Aquela história do "leva o guarda-chuva que vai chover!", "tá levando blusa de frio?", "vai perder o ônibus" e uma que nao pode faltar "quando voce for mae..."

Pois é, o buraco é mais embaixo (rs)
Nunca fui boa na cozinha e minha mae sempre falava, vai dar conta? Claro que sim!

Pensando em tudo que já vivi com a Laura, dos momentos de descoberta, das aventuras de mae, confesso que eu pularia a etapa das papinhas, minha filha nao come as que eu preparo, nao consigo acertar uma.

Um alternativa era virar sócia das empresas de papinhas prontas, mais fico com a consciência pesada, além de disso nao é nada barato. Entao apelei pra minha sogra, e agora quero fazer diferente. A partir desta semana vou preparar todo o cardápio da Laura e se der certo, postarei aqui pra voces, ok?



Praga de mae é um fenômeno e acho melhor tomarmos cuidado sobre o que falamos aos seus filhos!


Existe em psicologia uma teoria chamada “Profecia Auto-realizadora”, que no fundo é apenas uma questão de condicionamento.  Quando o pai ou a mãe, constantemente, aponta o filho como “atrapalhado”, “irresponsável”, “burro”, etc. – provavelmente no futuro ele apresentará essas características.
Vários estudos confirmam que crianças de quem os professores foram induzidos a esperar melhores resultados, efetivamente apresentaram tais resultados.  O contrário, também, se confirma: alunos mais carentes rotulados como imaturos, perdidos, doentes e anormais pelos professores têm maior possibilidade de fracassarem.
Indo direto ao ponto: não rotule seu filho, nem de coisas positivas nem de negativas.  Chamá-lo de gênio, pode desenvolver nele uma grande ansiedade para corresponder a expectativas dos pais.  Muito menos o rotule com características negativas, como por exemplo idiota:  ele acabará se convencendo que é um e agirá de acordo.
O bom pai, assim como o bom professor, é aquele que se torna cada vez mais dispensável para os filhos.  Os pais ficam satisfeitos com relacionamentos que levam as crianças a tomar suas próprias decisões e usar seus próprios poderes.  Em conversas com os filhos, podemos conscientemente usar frases que indicam nossa crença em sua capacidade para tomar decisões inteligentes para si mesmos.  Assim, quando nossa resposta interior a um pedido do filho for “sim”, podemos expressá-la em declarações que promovam a independência dele.  Então vejamos algumas maneiras de dizer sim:  “Se você quiser”;  “Se isso for realmente o que você gosta”; “Você decide isso”; “Isso é com você”; “A escolha é toda sua”; “O que quer que você decida está bem para mim”.
Nosso “sim” pode ser gratificante para o filho, mas as outras declarações dão ao filho a satisfação adicional de tomar suas próprias decisões e de aproveitar sua confiança nele.
Todos queremos que nossos filhos se tornem adultos responsáveis.  Aulas de responsabilidade não dão certo, se não lhes forem atribuídas com respeito.  Tarefas, alimentação, deveres de casa, mesada, animais domésticos e amizades são algumas das áreas onde é importante a orientação dos pais.  A orientação deve vir junto com sensibilidade e compreensão da luta dos filhos para a independência, para que ela tenha o efeito desejado.
Escrito por Dr. Luiz Ainbinder
PRAGA DE MAE DESPENTEIA! 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...