quarta-feira, 8 de junho de 2011

CAÍ NA TENTAÇAO

Bom, confesso, nao resisti!
Tudo começou na minha gestaçao, quando a médica disse que eu podia engordar entre 9-12 kg e eu engordei 16 kg. Tenho que concordar que quando uma coisa é proibida é muito mais interessante, a história da maça, o fruto proibido ... Ops, deixa eu seguir meu raciocínio, tô complicando demais o assunto kkk
Pois é, quando explicaram o que seria saudável, quase enlouqueci e confesso que transgredi váárias vezes!

Logo após o parto, quando me olhei no espelho, SIM eu enlouqueci. Vi que tudo sobrava e que o marido nao ia cooperar, ou seja,  nada de lipo, drenagem linfática, cremes para reduzir medidas, etc
Decidimos fazer dieta e atividade física juntos. Entao, há quase 2 meses atrás nos matriculamos numa academia e bora lá perder uns kilinhos! Comecei o tal de Body Combat, que aliás, tô quebrada ainda da aula de ontem. Ah!, já perdi 2 kilos!!!
... e hoje ... Pequei!

Comprei um croissant e besuntei com brigadeiro de panela que fiz esses dias, que inclusive nao tive tempo de enrolar. Juro eu tinha a intençao de enrolar, colocar granulado e todas essas coisas e no fim pra quê? depois de ter um bebê vi que o negócio é ser prática.  

Na verdade minha consciência está mais ou menos pesada, (se é pode existir um meio termo neste caso) e espero nao cair mais na tentaçao, pelo menos nao do croissant com brigadeiro :o)

Leiam mais...

Linda depois da gravidez
Depois de nove meses de espera, o bebê chegou e agora tudo é festa. Mas, um dos fatores que preocupam as novas mamães é como fazer para recuperar a forma física e voltar a desfilar bela e orgulhosa com o novo membro da família.
Antigamente, falar em maternidade era falar em mulheres que engordavam sem controle e que passavam muitos meses de pós-parto apenas amamentando e cuidando do bebê, sem o menor traço de vaidade. Hoje em dia, essa imagem não existe mais. A preocupação com a retomada do corpo ideal e do peso adequado, após os nove meses de gravidez, é crescente. A prática de atividade física monitorada pode ser feita durante e depois do período gestacional e só auxilia a mulher a passar por esta fase mais bonita e feliz.

De acordo com Cláudia Fernandes, professora de educação física e fisioterapeuta especializada em trabalho com gestantes da academia Aquasport, se liberada pelo médico, a mulher pode iniciar uma atividade física num período de 40 a 60 dias após o parto. "As mães que fazem parto normal, conseguem uma recuperação mais rápida e podem fazer exercícios. Já as que passam pela cesariana, têm um processo mais lento, mas tudo depende do organismo da pessoa e da liberação médica".

Com os devidos cuidados e exercícios adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina. Amamentação, trocas de fraldas e todos os mimos que o bebê merece precisam ter horários conciliados durante o dia da nova mãe. "Os horários de mamadas não devem estar próximos ao treino. Ela deve amamentar antes de se exercitar, para evitar que o volume das mamas não incomode ou atrapalhe a execução do exercício", diz Claudia. Muitas mães optam pela contratação de um personal trainer, com a facilidade de ter o atendimento em casa, no horário mais adequado. Mas, segundo a fisioterapeuta, a mulher deve tentar a socialização, ir à academia, parques ou clubes e conversar com outras mulheres que estão na mesma situação. "Este período é muito delicado. Muitas vezes, a auto-estima está em baixa e há uma maior fragilidade. É importante manter este convívio e troca de experiências com outras novas mamães".

Cuidado com a intensidade dos exercícios

Alguns exercícios são considerados mais apropriados para esta fase, como a caminhada, hidroginástica, natação e alongamento, em intensidade moderada. Uma atividade mais intensa pode interferir na produção do leite. Se a escolha for, por exemplo, pela caminhada, a mãe pode aproveitar para fazê-la na companhia do bebê, por um período de 30 minutos por dia, aproximadamente. Uma pracinha, parque ou ruas arborizadas do bairro são bons locais para esta prática. Atividades como abdominais devem esperar um pouco mais de tempo para serem retomadas. "Nos primeiros meses de pós-parto, a mulher não tem muita consciência corporal de abdômen. O útero está voltando ao seu estado normal. Esse tipo de exercício deve ser deixado para depois dos três primeiros meses do nascimento do bebê", explica Cláudia.

Um outro cuidado que deve ser tomado é com relação às articulações, que costumam ficar fragilizadas, em conseqüência do hormônio relaxina, que é produzido durante a gravidez para relaxar os músculos da pélvis e facilitar o parto. Nesta fase, embora não seja mais produzido, ele ainda circula pelo corpo. "As articulações ficam mais frouxas nos três primeiros meses. A mulher deve ficar atenta ao uso de sapatos de salto alto, para não virar o pé, e às atividades que forcem as articulações", alerta a professora. A postura é outro fator preocupante para o qual o alongamento é muito indicado. Muitas mulheres ficam tortas ao amamentar, trocar fraldas ou dar banho no bebê. Para a fisioterapeuta, a prática de atividade física durante toda a gestação é fator determinante para a recuperação do corpo neste processo de pós-parto. "A mulher que passa a gravidez ativa, com exercícios frequentes, não costuma engordar muito e já tem o corpo habituado ao treino, o que ajuda na recuperação". As mulheres que não têm a atividade física como hábito, e acabaram engordando além do desejado, podem correr atrás do tempo perdido, com cautela e orientação. Atividades como hidroginástica são as mais indicadas para estes casos.

2 comentários:

Fran disse...

Tipo croissant com brigadeiro não combina! acho que tem bb!!! me espera, poxa kkkkkkkkkk

Josie disse...

Combina sim, faz brigadeiro de panela e coloca no meio do croissant kk, muito bom!
Bebê nao é meeeesmo kkk, acho que voce vai ter outro primeiro que eu :o)))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...